segunda-feira, 21 de novembro de 2011

PROJETO AFETIVIDADE NA FAMÍLIA

PROJETO AFETIVIDADE NA FAMILIA







PROFESSORA: ANA CELIA RECH
SERIE: 8º ANO





PRIMAVERA DO LESTE
2011
JUSTIFICATIVA

Quando se ensina algo, utilizando-se apenas o modo discursivo, a recepção se dá em nível intelectual, ou seja, é uma informação que o receptor poderá, ou não, aplicar em seu cotidiano.
Mas quando os ensinamentos envolvem experiências/vivências próprias, que também são permeadas por sentimentos/emoções, a aprendizagem se dá de forma mais profunda.
Os contos e narrativas propiciam essa importante experiência/vivência permeada de sentimentos e emoções, embora isto não ocorra no mesmo nível da realidade.
É como se a vivência de sentimentos/emoções fosse o amálgama para a impressão (imprimir) do que está sendo ensinado.
E quando esses ensinamentos são diários, mesmo que sejam de apenas 5 minutos, afiguram-se mais proveitosos. Há mais facilidade para a fixação/internalização dos conteúdos.
O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais é considerado componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar.
O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.


OBJETIVO
Desenvolver um trabalho na sala de aula incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento dos Laços familiares principalmente com os avos.


DESENVOLVIMENTO:
-Conversação;
-Filmes;
-Histórias;
-Músicas;
-Passeio na casa dos alunos;
-Piquenique;
-Conversação sobre a família;
-Origem do nome;
-Álbum do nome;
-Pesquisa da família montando a árvore genealógica;
-Trazer fotografias da família;

- METODOLOGIA:
-filmes sobre a família;
--Discutir o desempenho de cada membro da família, as diferenças e semelhanças;
-Fazer mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão...;
-Trabalhar a auto-estima e a responsabilidade de cada aluno -
CRONOGRAMA
o projeto será desenvolvido durante o 4º bimestre
1º semana: apresentação do projeto e discução dos passos.
2º semana: Roda de história sobre a família, principalmente os avós.
3ª semana: visita a casa de uma família (avós) para conversa sobre sua vida.
4ª semana: encerramento e avaliação do projeto com lanche para os avós que puderem participar.

AVALIAÇÃO:
Será feita através de registros, de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário